André Barbieri

André Barbieri é um triatleta e surfista de alma.

Durante uma viagem de snowboard com seu irmão em 2011, sofreu um acidente que iria mudar para sempre sua trajetória.

Após fraturar o fêmur, uma equipe médica batalhou para salvar sua vida e cinco dias depois tiveram que amputar sua perna, acima do joelho.

Numa notável seqüência de acontecimentos, ele se conectou com muitas pessoas e entidades, a quem descreve como anjos em seu caminho.

Em tempo, descobriu que a felicidade não estava contida em sua perna, e sim no coração; e nunca desistiu de seus sonhos…

O surf, que é a paixão de sua vida, foi a base de sua recuperação.

Alguns meses após o acidente, também iniciou num novo esporte, o triathlon.

Na mesma época, descobriu que o Paratriathlon faria sua estréia nas Olimpíadas do Rio 2016, em sua pátria amada Brasil! Sonhando e mirando alto, estabeleceu um objetivo e começou uma longa jornada.

Também estreou em filmes que rodaram o mundo em festivais de cinema e ganharam alguns prêmios, como “Orang Orang II”, muito especial pra ele e filmado pela Mormaii no Hawaii; “What the Sea Gives Me” e “Life On the Line – It’s about the Journey”.

Infelizmente, mesmo acumulando pódios nacionais e internacionais, ficou de fora das Paralimpíadas por uma colocação. É a triste realidade dos esportes de alto rendimento; às vezes alguns segundos ou pequenos detalhes fazem uma grande diferença.

André hoje continua treinando e se esforçando pra melhorar a cada dia, rumo à Tokyo 2020. E sempre que as ondas estão boas surfe é a prioridade máxima!

Ele aprendeu que o importante na vida é a jornada e não o destino, e sempre menciona que não chegaria tão longe se não fosse pela ajuda de tantos amigos e patrocinadores. “É um esforço conjunto e não individual”, acrescenta.

Créditos: Rosana Clark

VÍDEO DO ATLETA

[Foto: Rosana Clark]