Notícia

Relato do vencedor da travessia de SUP Maui/Molokai

15.07.2010

Connor coma ilha de Molokai ao fundo. (Fotos: Karen Bexter)

Mormaii Pai´lolo Express 27 milhas que aconteceu no domingo, 11 de julho. É conhecido também como a Travessia de Maui a Molokai. A primeira vez que eu fiz essa travessia eu tinha 8 anos e meio – e eu atravessei de windsurf. Mas dessa vez eu consegui – eu ganhei 4 mil dólares.

Este foi um evento fantástico organizado pelo Handsome Bugga Productions – obrigado ao Rodney e a todos por todo trabalho duro e pela organização.

No dia da competição, pela previsão parecia que poderia ser uma corrida de velocidade com muito vento. O evento começou na baía de Honolua às 10 da manhã. Na largada, alguns dos favoritos eram Dave Kalama, Ekolu Kalama, Livio Menelau, Mark Raaphorst, and Scott Trudon.

No começo nós todos tivemos que sentar sobre nossas pranchas em fila, o quê foi super justo. Não tinha nada de vento na largada porque uma tempestade tinha acabado de passar. Quando a bandeira verde subiu era pra largar. Todo mundo saiu como se fosse ser uma corrida de 10 milhas – Eu larguei bem- mas depois de 10 minutos eu estava atrás dos favoritos. Eu só estava mantendo meu ritmo no começo.

Todo mundo foi em direções diferentes – Dave Kalama foi pro sul, Ekolu foi ainda mais pro sul, Mark Raaphorst, Livio Menelau e eu pegamos um caminho mais ao norte para atravessar o canal – e pra dentro da linha de vento-mais cedo.

Quando nós chegamos à marca de uma hora, eu tinha alcançado dois dos líderes, que eram Mark e Livio. Mark estava ao norte e eu e Livio, ao sul. E eu podia ver Dave Kalama à distância – mas ao sul em relação a mim.  Logo que eu comecei a ir mais à direção a favor do vento em direção ao Dave, eu me dei conta que eu estava o alcançando. Quando eu finalmente o alcancei e o ultrapassei, eu fiquei tão aliviado, porque naquela hora eu estava em primeiro lugar, mas de repente ele me alcançou de novo e me passou. Nós ficamos nos revezando assim por pelo menos 3 milhas. Quando nós entramos na melhor parte da corrida, onde eu planava por 1 minuto, eu puxei pra longe. Quando eu fiquei a uma distancia confortável do Dave, eu tive uma ótima sensação, achando que eu já tinha vencido – bom, eu ainda tinha mais sete milhas pela frente e Ekolu Kalama apareceu do nada. Ele estava um pouco mais ao sul em relação a mim. Melhor pra mim, porque quando nós tivemos que virar para entrar no porto eu estava no caminho por dentro – então eu estava bem mais perto que ele. E quando eu cruzei a linha de chegada sem ninguém na frente, sabia que eu tinha conseguido. Eu ganhei a Travessia e quarto mil dólares.

Eu quero agradecer ao Mark Raaphorst, Livio Menelau, Scott Trudon, Bart de Schwart por todo o tempo e apoio que eles dedicaram treinando comigo! Assim como a Scott Sanchez (MPG), por sua sabedoria em preparo físico e treinamento.

E, um super agradecimento a todos os meus patrocinadores pela ajuda e apoio – Starboard, Nike 6.0, SIC, Dakine, Sunrite Maui, Waterman’s Sunscreen and Ion Wetsuits.

Aloha!

Connor Baxter

Connor descola marola e surfa para alcançar Dave Kalama.


  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • Issuu
  • Google +
  • Instagram

© 2013 Mormaii - Todos os Direitos Reservados