Saiba como andar de bicicleta com segurança

Bicicletas Mormaii

 

Andar de bicicleta com segurança é o fundamento básico para quem vai trocar o carro ou transporte público pela bicicleta. Afinal, ainda que seja uma alternativa mais sustentável e econômica, muito dos benefícios em pedalar começam com você.

E isso pode acontecer de muitas maneiras, como deixando a bicicleta segura com acessórios importantes, como uma boa iluminação, e também equipando-se com itens essenciais para a sua integridade, como o capacete.

Para tornar os seus passeios ainda mais prazerosos, reunimos neste artigo algumas dicas para andar com segurança em sua bicicleta e que podem ser complementadas com as medidas que você já adota no dia a dia. Acompanhe!

Faça a manutenção da bicicleta regularmente

A lógica de uma bicicleta é idêntica a que consideramos para outros veículos: quanto mais usá-la, maior é a necessidade em fazer a sua manutenção.

Por isso, andar com segurança significa levar a bicicleta regularmente para uma boa revisada. Além de prolongar a vida útil de cada componente, você também evita imprevistos em seus percursos.

Equipe sua bicicleta com uma boa iluminação

Adiante, falaremos dos acessórios que você deve usar, em suas idas e vindas. Mas, para a própria bicicleta, a iluminação é um item indispensável para deixá-la mais segura e visível às pessoas e seus veículos ao redor.

Sem falar que elas são ótimos instrumentos de sinalização à noite ou em dias de pouca visibilidade — quando há uma forte neblina, por exemplo.

Equipe-se para andar com segurança

Você pode pedalar 2 ou 20 km diariamente. Em comum, existe a necessidade em usar os equipamentos adequados.

Para o ciclista, esses acessórios são o capacete, as luvas e os óculos. O primeiro, por motivos de extrema segurança em caso de algum acidente, da mesma maneira que a luva ajuda a amortecer o impacto.

Os óculos, por sua vez, oferecem proteção contra partículas que viajam com o ar e podem prejudicar a visão momentaneamente.

Respeite as sinalizações e os motoristas

A começar pelas pedaladas na mão correta. Não use a contramão em hipótese alguma, pois você pode colocar em risco a segurança dos pedestres (que costumam olhar apenas para a mão da via, ao atravessar a rua), a sua e a de motoristas que vêm em uma velocidade elevada na sua direção.

O mesmo vale para os semáforos (já que algum motorista desatento pode não perceber você furando o sinal), o cuidado com os carros parados e as portas que podem se abrir e assustar o ciclista e até mesmo o trânsito nas calçadas — lembre-se que a calçada é para pedestres.

Para garantir ainda mais segurança para você, procure manter a distância de 1,5 metro entre a sua bicicleta e os outros carros. A medida, presente no Código de Trânsito, inclusive, é fundamental para evitar qualquer acidente de maior gravidade.

Sinalize sempre

Da mesma maneira que devemos nos atentar aos sinais e movimentos de outros ciclistas e motoristas, nós devemos indicar as nossas intenções aos outros.

Isso ajuda a gerar um tráfego mais fluído e imune a imprevistos. Para tanto, use as mãos para sinalizar, caso queira virar à esquerda ou à direita, ou para pedir e conceder passagem a outros ciclistas. Essa comunicação pode ajudar, e muito, a tornar as suas pedaladas mais seguras.

Opte pelas ciclovias ou vias mais calmas

Às vezes, é difícil escapar daquela avenida de alta circulação para chegar ao seu destino, mas é preferível que você sempre faça um circuito com o maior número possível de ciclovias e também onde as ruas são mais calmas.

Assim, você pedala com mais tranquilidade e reduz o número de imprevistos que podem surgir pelo caminho.

E, caso esteja em busca de uma bicicleta segura e confiável para você transitar com mais qualidade pela sua cidade, acesse o site Bicicletas Mormaii e confira nossos modelos!

Banners_FullMormaii-25x05

2 Responses

  1. I’ve been watching bike racing shows since 1971. So I agree that when new tires arrive on the market, laps get faster and brighter!

  2. I agree. As I always said: “Appropriate tires and high speed are synonyms”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.