Blog Natação | Wetsuit faz nadar mais rápido?

A Mormaii originalmente nasceu do wetsuit. No crescimento da marca ao longo dos anos, um dos destaques é internacionalmente inegável : a Mormaii apresenta uma das mais maiores gamas de roupas de borracha do mundo. Ouso dizer, que é a maior apresentação de variedade em todo o mundo.

Nos primórdios do desbravamento do surf em Garopaba, passando pelo gigantesco crescimento do mercado brasileiro a partir da década de 80, o wetsuit sempre esteve relacionado surf. A amplitude da roupa de borracha foi abrangendo novas modalidades incluindo o mergulho, kitesurf, Wake, jet-ski, vela, tow-in e triathlon. Praticamente não há setor esportivo, onde a Mormaii não consiga atender no que se refere a roupa de borracha.

Entre todas as modalidades mencionadas, é preciso destacar o triathlon no que se refere a quantidade de eventos. A cada dia surgem novas e boas provas produzidas pelas mais diversas empresas e agencias de eventos esportivos. Curiosamente, mas não sem explicação, a natação com roupa de borracha tornou-se muito mais popular nos eventos de triathlon do que nos eventos de natação solo.

Ninguém quer passar frio na água e os organizadores começaram cada vez mais a liberar o wetsuit , principalmente para os atletas amadores. Em ocasiões em que a água estiver abaixo dos 22ºc, os atletas profissionais também utilizam. Regras que se aplicavam ao triathlon, mas na natação sempre foi proibido pela FINA (federação internacional de natação)

O fator frio é um dos maiores inimigos da natação e com uma iniciativa mundial de popularizar ainda mais a modalidade, as produtoras de eventos esportivos aos poucos começaram a liberar o wetsuit em travessias aquáticas amadoras. Pouco a pouco, os nadadores foram conhecendo os benefícios da roupa de borracha, passando a ser uma vestimenta com características extremamente favoráveis nas competições. A roupa de borracha é um dos pouquíssimos exemplos onde a natação do triathlon influenciou a natação das travessias aquáticas e não o contrário.

Mas afinal, por que o wetsuit é tão desejado? Quais são os benefícios da roupa de borracha ? Quais as diferenças entre o neoprene para o surf e o neoprene para o Triathlon?


1 – Proteção 
A primeira resposta é logicamente a proteção térmica. Mesmo no Brasil, as águas podem chegar a 18ºC, 17ºC, 16ºC e até chegar abaixo dos 15ºC. A famosa Travessia dos Fortes, realizada em Copacabana no Rio de Janeiro, já teve uma edição em que teve que colocar os atletas na água com temperatura de 15ºC. Muitos atletas conseguem manter sua performance no frio e existem travessias onde o frio é uma das principais características, como é o caso do Canal da Mancha, mas são atletas que realizaram preparação especifica. O frio pode afetar qualquer atleta e o exemplo mais famoso é caso de hipotermia que a brasileira Poliana Okimoto sofreu na maratona aquática nos Jogos Olímpicos de Londres. Vale ressaltar que atualmente, Poliana é a melhor maratonista aquática do mundo.

2 – Espessura
As roupas de surf são basicamente divididas em 2 espessuras: corpo e manga. Quando mencionamos por exemplo : uma roupa 3/2, que dizer que tem 3mm no corpo e 2mm na manga. Se por ventura mencionarmos roupa 2/2, quer dizer que tem 2mm no corpo e 2mm na manga.
No wetsuit triathlon, a divisão ocorro geralmente em 3 partes. As divisões são perna (até a atura do joelho), corpo e manga. Assim sendo, se um roupa de borracha estiver descrita como 3/1 é por que tem 3mm de espessura no corpo e 1mm de espessura nas pernas e mangas.
O fato da espessura ser de apenas 1mm na perna até a altura do joelho é para facilitar a retirada do traje, no momento de transição entre a natação e a bicicleta nas provas de triathlon. E o motivo de ser pelo menos 3mm e quase nunca apenas 2mm é para proporcionar maior flutuabilidade.

Acompanhe em breve a segunda parte do texto e entenda os motivos pelo que o wetsuit é considerado um super traje paa a natação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.