Alejandro Juanuk garante vaga para o Sul-Americano do Panamá e para o Circuito Internacional Júnior 2026
O triatleta catarinense Alejandro Juanuk, de apenas 16 anos, garantiu neste fim de semana sua classificação para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Triathlon, no Panamá, e também no circuito internacional da categoria Junior em 2026, consolidando-se como uma das maiores promessas do triathlon nacional.
A conquista coroa uma temporada marcada por evolução, estratégia e maturidade. Após o vice-campeonato pan-americano na Colômbia, no início do semestre, Alejandro e sua equipe traçaram um novo plano de desenvolvimento, baseado em treinos individualizados, saúde integral, fortalecimento físico e amadurecimento técnico. O jovem atleta encarou longas jornadas de natação em águas abertas, protocolos avançados de performance e períodos de preparação em altitude — tudo longe da família e sob condições climáticas desafiadoras, sempre guiado por disciplina e foco.
Na prova seletiva realizada em Vila Velha (ES) — que já registrava 28°C às 6h da manhã —, Alejandro brilhou mais uma vez. Conquistou o 3º lugar na categoria Júnior e o 11º lugar no geral absoluto, demonstrando consistência e competitividade frente a atletas experientes. Mesmo com o mar agitado, saiu muito próximo do primeiro grupo da natação, manteve um ciclismo forte ao lado de nomes de alto nível e registrou sua melhor corrida da temporada, sendo, inclusive, a corrida júnior mais rápida de toda a prova.
Alejandro destaca o apoio emocional e estrutural da família — especialmente dos pais e avós —, assim como o suporte técnico de sua equipe multidisciplinar. Ele reforça ainda a importância fundamental dos seus patrocinadores, como a Mormaii, que viabilizam não apenas sua trajetória esportiva, mas um projeto maior: inspirar jovens a encontrarem no esporte um caminho de transformação e desenvolvimento.
O atleta segue agora em preparação para as próximas etapas do calendário nacional e internacional, com foco total em representar o Brasil com excelência nas competições que virão, já que agora, com 16 anos ele oficialmente faz parte do quadro de atletas da seleção que irão representar o Brasil mundo afora.