Chat
English Portuguese Spanish

Confira os Resultados da Corrida da Graciosa

Corrida da Graciosa

Com uma maratona desafiadora, a Corrida da Graciosa teve a sua 17ª edição realizada no sábado, 20 de outubro de 2018.

As grandes novidades do ano foram no percurso da prova, a realização de uma maratona aferida com 42kms195 descendo e subindo a serra, batizada com o nome “Desafio da Mata Atlântica”, e o aumento dos tradicionais 20k para uma meia-maratona.

Esse ano também foi a primeira vez que a Global Vita Sports e a Associação Pro Correr realizaram o evento no sábado, mudanças que agradaram aos atletas, turistas e comerciantes da região.

Corredores de todos os estados do Brasil e alguns do exterior estavam entre os 1 mil atletas que participaram do evento, realizado na histórica Estrada da Graciosa que desce para litoral paranaense.

“Foi a primeira vez que subi a Graciosa correndo. Nunca tinha nem sequer treinado lá. É uma daquelas provas que todo corredor deveria fazer uma vez na vida, pelo desafio pessoal de superar 14 kms ininterruptos de subida e por que você consegue perceber como a natureza é incrível, com suas cachoeiras, pássaros e vistas lindas. Está longe de ser uma prova fácil, mas é daquelas que você vai carregar a medalha com muito orgulho”, comemorou o resultado Vinícius Boreki.

O jornalista completou a meia-maratona, mas ficou imaginando como seria o desafio de encarar os 42km195m, mesmo já tendo completado maratonas em provas de rua.

“Realizar uma maratona descendo e subindo a Serra da Graciosa é um desafio colossal, é tão duro para a organização quanto é para os atletas. Um projeto desse só sai do papel devido ao engajamento e apoio da Polícia Rodoviária Estadual, DER, Comunidade de Morretes, uma equipe totalmente comprometida com o projeto e a confiança dos atletas na qualidade da organização”, destaca Arthur Trauczynski, diretor de negócios da Global Vita Sports.

Devido ao nível de dificuldade técnica da prova, foi planejado pela organização uma estrutura ampla de atendimento e apoio aos atletas.

Havia ambulâncias e atendimento médico permanente em três pontos no percurso, recovery premium com botas de compressão, ventosas e terapia manual, fisioterapia, hidratação e alimentação diferenciada.

“Contemplar a vista da nossa encantadora Serra da Graciosa com todo o suporte e segurança foi fantástico! Parabéns aos organizadores e a todos os envolvidos! Se superar a cada curva é nosso maior desafio”, agradeceu a campeã da prova dos 21kms no feminino, Letícia Saltori.

Acostumada a frequentar pódios em provas do Brasil e do exterior, como o Desafio do Samurai na Mizuno Uphill, prova que acontece na Serra do Rio do Rastro, a atleta é ganhadora da primeira colocação.

Na maratona, nominada Desafio da Mata Atlântica, destaque para o Marcos Paulo Espírito Santos.

Em outubro de 2001, ele foi campeão da 1ª edição da Subida da Serra da Graciosa. Agora, 17 anos depois foi campeão da 1ª edição dos 42kms.

Atletas de outros estados

A Corrida Graciosa, que já é tradicional entre os atletas do Sul do Brasil, cada vez mais ganha mais o mercado de outros estados.

O atleta de Diego Benghi não conhecia a Serra da Graciosa. Convidado por um amigo, se inscreveu ainda em 2017, logo no primeiro dia.

“Coloquei como meta fazer a subida da graciosa em 2018 e deu certo. Aproveitei para conhecer a região, fazer turismo e apreciar a paisagem”, disse o corredor, que promete voltar.

A etapa Graciosa do circuito Amazing Runs foi organizada pela Global Vita Sports em parceria com a Associação Pro Correr, também contou com os patrocínios da Mormaii, Decathlon, Rimatur, Bula Verdde, Hospital Angelina Caron, Snacks Inspire, Águas Ouro Fino, Four Fisio e Verde Campo.

Ação com a comunidade da região

Foram arrecadados cerca de 150kg em alimentos não perecíveis e diversos brinquedos para a comunidade local de Morretes, ação que visa aproximar os moradores da prova.

Confira o pódio em cada prova

42k – Masculino

1º Marcos Paulo Espirito Santo – 3h06min19s

2º Daniel Schmitz – 3h16min14s

3º Rodolfo Araújo Vilela – 3h18min10s

4º Cassiano Romero Biesek – 3h20min31s

5º Eduardo Pizzetti -3h25min41s

42k – Feminino

1ª Luciana Beatriz Freitas da Rocha – 3h58min18s

2ª Caroline Riella – 4h00min34s

3ª Fernanda Gueiros Fernandes Tomkiw -4h01min07s

4ª Giani Maçaneiro Burkhardt – 4h14min02s

5ª Rosangela Martins da Silva – 4h18min59s

21k – Masculino

1º Marcelo Henrique Rocha – 1h24min58s

2º Murilo Ugolini Klein – 1h31min51s

3º Cassio Gomes da Silva -1h33min02s

4º Alex Sandro Cordeiro – 1h34min09s

5º Carlos Eduardo Condrati – 1h34min39s

21k – Feminino

1ª Letícia da Silva Saltori – 1h46min00s

2ª Lucimari Perin – 1h50min47s

3ª Maria Paulo Ramos de Constantini – 1h53min10s

4ª Maria Assis dos Santos – 1h55min45s

5ª Marines Adriana Paolazi – 1h59min13s

Clique e conheça a linha running Mormaii
Clique e conheça a linha running Mormaii