Dicas da Mormaii para você escolher a mochila certa

Seja qual for o seu rolê: o que você precisar levar é só colocar na mochila. Elas certamente são um dos acessórios mais versáteis que conhecemos. Caem bem em todos os momentos, para passeios mais esportivos – como trilhas, pedaladas e caminhadas – ou ainda para momentos mais formais, como o trabalho e a faculdade. 

Mas, além da estética, você sabe que outros fatores são importantes de considerar na hora de escolher a sua mochila?

Com tantas opções, encontrar uma que melhor se encaixe nas suas necessidades, pode ser um pouco confuso. Por isso, reunimos um pouco do que conhecemos sobre mochilas para trazer nossas principais dicas para você não errar na escolha.

Defina a principal finalidade para a mochila

Antes mesmo de você sair pesquisando e acabar gostando de algum modelo, você vai precisar definir qual será a principal finalidade da sua mochila. Isso não vai impedir o uso dinâmico dela, mas vai trazer benefícios para o seu principal fim.

Por exemplo, uma mochila que você vai utilizar para caminhadas e trilhas, precisará que o tecido seja impermeável. Isso evitará que os itens que você levar dentro, umedeça com o suor ou com uma chuva imprevista. Nesse mesmo caso, fique atento para o tamanho. Prefira as mochilas de até 15 litros, afinal a ideia é canalizar a energia para a sua atividade e não para carregar muito peso.

Agora, se por acaso, a finalidade da sua mochila for para transportar o seu laptop é importante considerar que ela vai precisar de um compartimento e revestimento acolchoado para comportar e proteger o equipamento. Além disso, é importante atentar para o espaço seja separado de outros itens que você for carregar, a fim de evitar arranhões e impactos internos.

Quando o uso é escolar

Não se renda apenas aos apelos estéticos. A gente sabe que na maioria das vezes, a escolha da mochila que os pequenos irão usar para ir à escola, é impulsionada pelo gosto e preferência das crianças. Você pode escolher pelo gosto estético, mas não pode esquecer de dar atenção às características das mochilas.

Prefira sempre, por tamanhos menores, para que o peso não fique acima do recomendado para cada idade. Nesse caso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta para que o peso não ultrapasse os 10% do peso da criança. Vale atentar também para a característica das alças, preferindo por mais largas, ajustáveis e acolchoadas.

Outro detalhe é para a região mais baixa da mochila, que não deve ficar inferior ao nível da linha dos quadris. Vale destacar que o posicionamento das alças deve ser distribuído em ambos os ombros e nos casos em será necessário carregar mais peso, opte por opções com rodinhas.

Quero viajar só de mochila

Sim, existe um grupo representativo de pessoas que conseguem levar apenas o necessário e que vai utilizar durante a viagem. Se você faz parte desse grupo ou está pensando em viajar levando apenas uma mochila, saiba que alguns cuidados são importantes.

Assim como em outros casos que trouxemos aqui, as alças da mochila devem ser largas, ajustáveis e acolchoadas, para não lesar os ombros. Se por acaso você colocar e for carregar muito peso, o modelo de mochila que você escolher deve possuir o cinto regulável na altura da barriga, para evitar lesões e esforço na coluna lombar.

As opções que possuem a traseira acolchoada, também são as mais recomendadas, pois evitam machucados por conta de objetos que estejam sendo carregados. Mais um detalhe e que vale ouro, são os modelos com a funcionalidade antifurto. Excelente escolha para quem precisa de segurança, sem abrir mão da mochila e do estilo. 

Por fim, a opção que todos buscam

A mochila que salva e dá conta de quase todos os rolês é a mais procurada. Embora como já ressaltamos aqui, que o ideal seja você definir sempre uma finalidade principal, sabemos que nem sempre é possível ter uma para cada situação. 

Se você, assim como nós, vive o estilo de vida “Sinta-se Mormaii”, provavelmente tem uma rotina bem dinâmica. Nesse caso, as opções menores são a escolha certa. 

Prefira também, por opções que tenham bolsos e compartimentos “escondidos” na parte de trás. Eles podem guardar pequenos objetos e aqueles de maior valor.