André Barbieri é campeão da etapa mundial de Paratriathlon

Olá amigos do site Mormaii! Venho aqui contar minha aventura para encerrar o calendário competitivo desse ano (encerrar com chave de ouro eu deveria escrever).

A última etapa do Campeonato Mundial de Paratriathlon da ITU, e a etapa final do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, aconteceram nesse sábado, dia 11 de outubro, em Manaus (AM).

Foi minha primeira vez por lá. Já participei de provas em locais quentes, mas esse era um animal diferente… O calor, junto com a umidade elevada da região, fazem uma combinação sinistra!

A hidratação e a suplementação são muito importantes e, mais do que nunca, foi importante ter chegado cedo pra adaptação ao clima. Com uma semana de antecedência, encontrei um brother e treinamos juntos durante os piores horários de sol do dia. Pra sofrer mesmo!

Me senti preparado no sábado, que amanheceu não tão quente para padrões locais. Porém, a prova castigou os competidores, pois começou às 11h da manhã.

A natação no Rio Negro é show! Dizem, por aqui, que não tem jacarés, piranhas e candirus. Então, vamos acreditar neles que é melhor!

A água é quente como sopa, sendo assim, é fácil super aquecer se você não se cuidar. Fiquei em dúvida por um tempo se iria ou não usar roupa de borracha e optei pelo long cavado Mormaii, para máxima flutuação.

A prova foi eletrizante e trocou de liderança 4 vezes, foi transmitida ao vivo pela Amazon Sat e pela Rede Record.

Sai da água me sentindo bem, em segundo lugar, e a caminhada em subida para chegar até a área de transição foi uma das mais longas que já fiz, consumiu muita energia!

Na metade do percurso da bike, assumi a liderança pela primeira vez, onde fiquei até instantes antes da 2ª transição, quando um outro competidor da minha categoria passou voando por mim.

Fiquei indignado, pois ele saiu antes para correr, mas fiz uma transição rápida e saí falando para mim mesmo que a prova não acabaria até que cruzássemos a linha de chegada. Até lá muita coisa ainda ia acontecer…

O calor, as dores e a fé começam a te abalar quando a energia vai acabando, mas fiz uso de todas paradas de água para rápidas refrescadas.

Na reta final (faltando cerca de 500m) busquei uma energia do além e engatei uma terceira marcha para ultrapassar o primeiro colocado. Assumi a liderança e venci a prova com muita emoção, além de bater meu próprio recorde!

Com isso, me sagrei campeão da etapa nacional e mundial, e ainda conquistei a 2ª vaga do ranking nacional 2014! Tenho agora um carinho muito especial por Manaus, o povo de lá é incrivelmente acolhedor.

Foi gratificante esse resultado, depois de um ano forte de muito treino. Porém, não é hora de descansar, pois a competição é intensa e ano que vem será crucial para realizar o sonho (para) olímpico.

Obrigado Mormaii pela força e à todos que vem torcendo por mim! Um abração!

[Fotos: Arquivo Pessoal]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.