Blog de Natação | Wetsuit faz nadar mais rápido?

Na primeira parte do texto, analisamos a origem do produto, os benefícios da proteção térmica e a espessura. Nesta continuação, acompanhe as características e entenda o porque o wetsuit é um diferencial tão grande na natação.

3 – Flutuabilidade
Fisicamente falando, quanto menor o arrasto dentro da água, mais fácil fica a locomoção do corpo. O wetsuit aumenta agressivamente a flutuabilidade do corpo na água e a locomoção pode chegar a ser 10% mais veloz do que uma simples sunga da natação.
A flutuabilidade é uma diferencial gigantesco. Se analisarmos um nadador de alto rendimento numa distância de 100 metros, ele pode chegar a nadar quase 3 segundos mais rápidos se estiver utilizando o wetsuit do que se estiver utilizando apenas uma sunga. Se analisarmos um nadador que não seja tão experiente, esta diferença será ainda maior e o atleta pode melhor mais de 3 segundos por 100 metros.
Literalmente parece que o Wetsuit proporciona “super poderes”.

4 – Superfície do produto
O acabamento das roupas de borracha para natação são bem diferentes das roupas para o Surf. Todos os trajes para natação tem superfície em SCS, acabamento especialmente teflonado que melhora o deslize na água. O SCS contribui muito com a redução do atrito do produto.
No caso da roupa de surf, o produto não necessita de deslize algum, pelo contrario, o acabamento tradicional oferece maior agarre do produto a prancha de surf.

5 – Com ou sem manga
No surf as opções de variações são diversas: Long John (roupa com perna completa e manga completa ou roupa com perna completa e manga curta). O short John (que pode ser com perna curta e manga longa ou perna curta com manga curta ou até mesmo perna curta e cavado – sem manga). E ainda tem a opção de somente a jaqueta de neoprene (jaqueta com manga longa ou com manga curta).
No wetsuit para natação/triathlon encontramos basicamente 3 opções: a versão com manga longa, a versão cavada com perna longa e a versão cavada com perna curta (esta última é a menos utilizada). Curiosamente o Wetsuit completo é mais utilizado pelos atletas especializados em triathlon e o Wetsuit cavado é mais utilizado pelos nadadores especializado em natação de aguas abertas.
Neste caso não existe opção melhor ou pior, e sim aquela que mais se adapte a atleta.
Sobre os tamanhos:
Comprar um wetsuit no tamanho exato do seu corpo é uma atenção que realmente não pode ser descartada. A precisão necessita ser exata, se comprar um wetsuit que seja acima do seu tamanho, estará carregando peso extra durante a competição ou treino e se comprar um roupa menor do que a ideal, terá limitações nos movimentos de braços e pernas (o que é uma sensação horrível).

O Wetsuit para a natação é um traje que faz muita diferença na performance final da competição. Não importa o nível do nadador, se é um iniciante ou é um campeão mundial, quem utilizar o wetsuit estará em vantagem. Sempre preste atenção nos regulamentos dos eventos esportivos, e se liberarem a roupa de borracha, não pense duas vezes, utilize seu “super traje”.