Blog de Surf | A grande história do Surf Brasileiro

O livro “A Grande História do Surf Brasileiro” será apresentado com quatro tipos básicos de capítulos: MEMÓRIAS DO SURF BRASILEIRO; PICOS DE SURF; ICONES; CAMPEONATOS.

Eles irão se alternando ao longo da obra. Os capítulos intitulados de “Memórias” serão todos os ímpares, sempre com quatro páginas e dividirão os outros que serão maiores (de 8 ou mais páginas). As “memórias” conduzem o leitor de forma cronológica.

O primeiro capítulo, já apresentado aqui, trouxe uma visão dos pioneiros dos Anos 30 em Santos. O Capítulo 3 descreve a gênese do surf no Rio de Janeiro. A turma do Arpoador, os praticantes da pesca submarina, que foi responsável por dar início ao esporte com as pranchas de madeirite. Uma das maiores curiosidades foi o processo de produção destas primeiras pranchas. Uma invenção 100% nacional. Única no mundo.

No princípio tudo era por tentativa e erro. Como as pranchas afundavam, eles utilizavam pés de pato para entrar nelas, cortados nas pontas para atrapalhar menos. Uma evolução baseada na coragem e atitude de poucos praticantes. A cada duas semanas estaremos colocando os links para que possam acompanhar os primeiros capítulos do livro.

Desfrute do Capítulo 3, em que o cenário era a Cidade Maravilhosa no final dos anos 50 e início da década de 60.CLIQUE AQUI E CONFIRA POSTER DO EVENTO LENDAS DO ARPOADOR