Blog Fitness | Treinamento Funcional aprimora habilidades

Além da capacidade de eliminar desconfortos no corpo durante a corrida, o treinamento funcional ajuda na recuperação e na prevenção de contusões, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, a estabilidade do corpo e o fortalecimento da musculatura.

Andar, correr, saltar, agachar, subir escadas, esticar o braço para alcançar um produto na prateleira do mercado. São infinitas as atividades que realizamos no decorrer do dia e que exigem força, equilíbrio e flexibilidade para prevenir contusões. Afinal, elas não são um problema apenas para atletas e esportistas, basta que ultrapassemos um pouco nossos limites físicos para elas aparecerem, causarem dor e limitarem a nossa programação.

Um forte aliado para diminuir os riscos de contusões é o treinamento funcional, pratica de exercícios que treinam o corpo para as funções que ele foi originalmente destinado a realizar, como as que citamos no início da matéria. Ele agrega o trabalho de diferentes habilidades em um único exercício. Por exemplo: é possível trabalhar a força, o equilíbrio e a flexibilidade de uma vez só. Um dos pontos mais interessantes é que para iniciar não é necessário já ser adepto de atividades físicas, qualquer um pode praticar, desde que não tenha nenhuma condição clínica que impossibilite.

O treinamento funcional é uma das técnicas utilizadas no Método Integrado Mormaii Fitness. Ele melhora o condicionamento físico como um todo, desenvolve e aprimora habilidades específicas do indivíduo, sejam elas voltadas para um esporte ou para a vida diária, promovendo uma melhor qualidade de vida.

A Master Treinadoras do Método Integrado Mormaii Fitness, Renata Gailey, explica melhor o conceito do treinamento funcional e faz alguns alertas importantes para quem for praticar. “Atualmente, treinamento funcional é um termo utilizado por diferentes profissionais. Hoje, encontramos diversas visões sobre esse tipo de treinamento. Acreditamos que Treinamento Funcional é mais do que a utilização de alguns exercícios específicos, ele é um treinamento focado na melhora da funcionalidade das articulações. Portanto, realizar os exercícios funcionais sem se preocupar se a execução está adequada é potencializar o efeito oposto”, explica.

Além disso, ela entende que o treinamento funcional é um conceito, “os exercícios utilizados dentro da técnica, assim como seus acessórios e equipamentos, são ferramentas para alcançar um corpo mais funcional, que se mova de forma mais dinâmica e eficiente”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.