Blog Triathlon | Por que só correr?

Para muitas pessoas, a corrida é a melhor forma de se exercitar e de conquistar bom condicionamento físico. Uma boa parte desses praticantes, no entanto, sente necessidade de um algo a mais para se manter motivada e desafiada. Diversificar a modalidade, tornando-a menos monótona ou repetitiva e, ainda, diminuindo substancialmente o risco de lesão são algumas das razões pelas quais tem crescido a procura por esportes como aquathlon, duathlon e triathlon. Recentemente, famosos como Luciano Huck, Cicarelli, Lucas Di Nardi, Jenson Button, Fernando Alonso, entre outros, apimentaram seu treino de corrida com sessões de natação e/ou a bike, para em seguida experimentar uma competição de triathlon. Para quem apenas corre, é muito comum querer treinar quatro, cinco ou seis vezes na semana ou mesmo todos os dias.

É sabido, porém, que os músculos precisam de tempo para se recuperar do estresse das exigentes sessões de treino. Esforço repetido de fibras musculares específicas, dia após dia no mesmo padrão, provoca fadiga acumulada. Em outras palavras, correr 10km cinco dias por semana resulta em cansaço, e não em adaptação muscular.
Mas é possível manter o corpo ativo com diferentes tipos de atividades, permitindo a recuperação e o reabastecimento das reservas de energia do músculo, o glicogênio. Uma outra atividade aeróbia garante ao praticante de corrida colher os benefícios cardiorrespiratórios, enquanto as fibras musculares usadas no treino de ontem se reabastecem para a próxima sessão. Diminuir a vulnerabilidade de lesões pelo excesso de uso e ainda tornar o treinamento mais interessante são argumentos convincentes para você que corre experimentar a natação, o ciclismo ou ambos, em dias alternados. A estratégia não tão incomum assim. No triathlon, por exemplo, não é à toa que as provas mais famosas no Brasil encerram as inscrições em algumas horas.
Este ano, pelo menos três competições de grande porte tiveram as inscrições finalizadas em apenas alguns minutos – caso do Sesc Triathlon Caiobá, uma prova com distâncias curtas disputada há mais de 20 anos no litoral paranaense. Outro evento muito famoso é a Etapa Brasil do Ironman, um triathlon de longa distância realizado em Florianópolis. As inscrições se encerraram em 15min. Isso mesmo! Duas mil pessoas correram contra o tempo para garantir seu lugar na prova do ano que vem. E, por fim, o circuito mais glamuroso do triathlon chegou à América, e as vagas estão esgotadas: o Challenge, que em novembro deste ano fará a sua estréia em Jurerê/SC. Então, por que não apimentar o seu treino de corrida acrescentando a natação? Ou por que não introduzir o ciclismo? Duas modalidades que não concorrem diretamente com a corrida. Além de não trabalharem especificamente as mesmas fibras musculares, permitem melhorar o condicionamento aeróbio sem estressar o corpo com o fator impacto.
Nem sempre correr mais significa correr mais rápido. O descanso e a recuperação devem fazer parte do seu treinamento. Experimente correr 3x por semana com uma meta específica para cada corrida, faça isso com qualidade e objetividade, intercalando de forma planejada com natação e/ou ciclismo. Nem sempre a quantidade de quilômetros favorece a qualidade, mas muitas vezes a qualidade favorece a quantidade. Corredores amadores que treinam 3x por semana associando a um treinamento alternativo (natação ou ciclismo) têm obtido excelentes performances em diferentes distâncias. Inicialmente não é preciso experimentar um triathlon de longa distância. Comece com passos curtos, introduzindo duas sessões de natação ou duas sessões de ciclismo. Isso já basta para você melhorar a sua corrida e ainda ser contagiado por um novo esporte, totalmente desafiador e apaixonante. No próximo texto vou falar das maravilhas que o ciclismo pode proporcionar a nossa saúde e as transformações que podem gerar no nosso corpo.

Frank Silvestrin

Treino Completo? Conheça as bicicletas Mormaii.