Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Trekking de Aventura, uma corrida repleta de história e adrenalina

Trekking de Aventura é uma atividade física aeróbica que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza.

É, na verdade, a mais antiga e conhecida forma de deslocamento desde que o homem ascendeu à qualidade de bípede e iniciou o ato de caminhar.

Pode ser praticado tanto como uma forma de lazer, quanto em competições. Nesse caso, enquadram-se o enduro à pé, o trekking de regularidade, com navegação ou orientação.

Image title

Modalidades que surgiram no início da década de 90, quando amantes da natureza resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica.

A palavra tem sua origem na língua africâner, onde o verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio de locomoção era a caminhada.

Quando os britânicos invadiram a região da África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa.

Image title

Trata-se de um esporte que usa a natureza como campo de jogo, combinando, simultaneamente, esforço físico e raciocínio rápido, gerando uma componente mental e lúdica capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades, além de possuir uma excelente aceitação junto ao público feminino.

É uma prática esportiva que expressa diversos valores da sociedade moderna, tais como consciência ecológica, sustentabilidade ambiental, segurança, companheirismo e trabalho em equipe.

Um esporte extremamente democrático, possuindo categorias mistas (homens e mulheres) com baixas e médias distâncias.

Image title

Em 2016, a temática que foi utilizada ao longo do circuito foi Guerras Medievais. Então cada etapa era alusiva à um evento da época, com toda a produção de mídia voltado para esse tema.

Em 2017 o tema central escolhido é o Tribal. Nesse caso, a cada etapa será homenageado uma tribo indígena distinta.

A primeira etapa, realizada dia 19 de março, foi um sucesso e fez alusão a Tribo dos Potiguaras, índios que habitavam a região de Natal quando da chegada dos colonizadores.

Nesse caso, o nome da prova foi Potyguaçu, em homenagem ao índio Poty.

Image title

O evento foi um sucesso, com muita superação e amizade. Os competidores ainda contaram com o apoio dos energéticos Mormaii para aumentar ainda mais sua disposição.

A seguir você confere as imagens da célebre prova que se chamou “A Guerra dos 100 Anos”, entra no clima no Trekking de Aventura e já fica ligado na próxima etapa que rola dia 21 de maio no Xingu.

[Imagens: Divulgação]