Estudo evidencia os benefícios do energético Mormaii no desempenho de praticantes de crossfit

Intensidade e energia! Essas são as características que melhor traduzem a proposta do crossfit. Para que você tenha noção de como a modalidade é aplicada na prática, o programa de treino combina exercícios de diferentes esportes, como atletismo (corrida, saltos), levantamento de peso olímpico, ginástica e treinamento funcional. 

Essa combinação, tem como objetivo trabalhar as 10 capacidades físicas do nosso corpo em um só treino. 

Ao se depararem com essa descrição ou ao assistirem uma aula de crossfit, muitas pessoas acabam não aderindo à modalidade por acharem que não terão energia suficiente para aguentar o pique.

O fato é que sim, você precisará de muita energia para dar conta de praticar a modalidade. Porém, o ritmo do treino obedece a capacidade e as particularidades de cada pessoa. 

Mas, retomando o foco sobre a energia necessária para praticar crossfit, queremos destacar a seguir um estudo realizado com o energético Mormaii, que concluiu que a bebida é capaz de dar aquele gás necessário para a prática da modalidade.

Resultados do estudo e componentes do energético

Recentemente, um estudo publicado na  Revista Brasileira de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), separou 8 atletas aleatoriamente em dois grupos. Um dos grupos ingeriu, 30 minutos antes do início dos treinos Workout of the Day, uma dose de 300ml do energético Mormaii. Já o outro grupo, ingeriu a mesma dose de Placebo. 

O resultado evidenciou que os participantes do grupo que ingeriram a bebida energética demonstraram uma melhora significativa de desempenho nas execuções dos exercícios de crossfit, pois apresentaram uma maior tolerância à dor.

Em sua composição, o energético Mormaii possui cafeína, uma substância química natural alcalóide com o poder de estimular o sistema nervoso central, elevando sua concentração e disposição durante a prática das atividades físicas. Essa substância auxilia na liberação de adrenalina e da noradrenalina, que retardam a fadiga e aumentam a resistência muscular, sendo desta forma uma grande aliada da performance. 

Outro composto do energético é a taurina, um aminoácido presente no nosso corpo, produzido em sua maior parte no pâncreas, no fígado e nos rins, mas também pode ser sintetizado em menor quantidade no cérebro e em outros tecidos do corpo. Assim como a cafeína, uma de suas finalidades da taurina é promover a estimulação do cérebro em atividades que necessitam de foco. Melhorando a concentração, aperfeiçoando o desempenho e levando quem ingeriu, ao estado de alerta aos detalhes.

O energético possui ainda ação antioxidante e atua como anti-inflamatório nos músculos, protegendo o corpo da ação dos radicais livres, atuando na proteção das células e evitando o estresse oxidativo. Além disso, favorece a recuperação do organismo durante a prática de exercícios.

Agora que você já sabe como ter mais energia para praticar o crossfit, com base em um estudo científico, que tal conhecer mais sobre a modalidade?

Crossfit para todos

O crossfit tem ganhado cada vez mais notoriedade e popularidade e a razão pela alta procura se dá pela proposta de uma atividade menos monótona. Conforme já destacamos, essa modalidade esportiva combina exercícios funcionais realizados sob alta intensidade, para promover o ganho e definição da massa muscular, melhora do condicionamento físico e a ampliação da força e resistência. 

É extremamente importante que seja realizado sob orientação de um profissional, devidamente qualificado. Afinal, é ele quem tem a percepção das limitações do praticante e diante da sua supervisão, será capaz de evitar movimentações e exercícios realizados de forma incorreta, prevenindo futuras lesões.

Em virtude desse monitoramento e versatilidade próprias da modalidade, a prática é atrativa para todas as pessoas, independentemente da idade e do condicionamento físico. Os exercícios são realizados de forma progressiva, com a finalidade de adaptar o corpo aos poucos a intensidade que é exigida.

À medida que os treinos são realizados, os movimentos são aperfeiçoados e pouco a pouco são acrescidos de mais carga, com o objetivo de ampliar a potência dos exercícios e garantir a evolução do praticante.

Além dos fatores acima citados, o crossfit também é capaz de propiciar a saúde do corpo e da mente, já que durante a execução dos exercícios há constante produção e liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.