Karol Meyer completa a Brasil Ride, desafio de Bike

Acompanhe a trajetória de Karol Meyer, octa recordista mundial de mergulho, durante a Brasil Ride, ultra maratona de ciclismo realizada em Arraial D’Ajuda (BA), com um percurso total de 600km e uma altimetria de 13.000m.

“Já fui fundo no mar, já fiquei muito tempo sem respirar, mas pedalar 600 km e subir 13.000 metros seria o desafio terrestre a ser encarado…

Quanto maior o desafio, como um longo percurso ou uma bela montanha pela frente, maior o meu fascínio. Não faz muito tempo que pedalo de mountain bike, na verdade há apenas um ano, mas já tive o privilégio de participar de provas extraordinárias, conhecer locais belíssimos e fazer novos amigos.

Antes disso, eu pedalava em academia e no grupo de bike da Bike Dream, no qual muito aprendi. Como parte do treinamento, foi muito importante participar de provas longas (marathons) realizadas na região, mas também participamos dos “Warm ups Brasil Ride” de Botucatu e Florianópolis, que sem dúvida nos deram experiência para podermos encarar a prova principal.

Passei a pedalar oficialmente em dupla, pois a ultramaratona é uma prova de equipe e exige um equilíbrio e sintonia do dueto. No inverno, encaramos uma prova em dupla mista, eu e meu marido, e já conquistamos o 2o lugar na categoria Dupla Mista Sport, mas ainda não havíamos encarado longos percursos em provas.

No Warm up Brasil Ride de Botucatu, conseguimos conquistar o 4o lugar na categoria Dupla Mista ao final de três dias de provas – e no Warm up Florianópolis, conquistei o 4o lugar na Elite feminino. Deu para sentir o que vinha pela frente…

Além do treinamento, foi preciso investir na bike apropriada, na alimentação, suplementos e no acompanhamento médico para suportar a ultramaratona.

As batalhas encaradas:

– Prólogo em Arraial d’Ajuda (21,1 km e 318 metros altimetria)

– Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (128 km e 2225 metros de altimetria)

– Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (63,5 km e 1.587 metros de altimetria)

– Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (85,3 km e 2.963 metros de altimetria)

– Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (134 km e 2.027 metros de altimetria)

– Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 548 metros de altimetria)

– Etapa 7: Última etapa do Brasil Ride em Arraial d’Ajuda (75 km e 1.105 metros de altimetria)

Tivemos problemas mecânicos que nos fizeram perder um tempo precioso, mas conseguimos completar todas as etapas dentro do tempo obrigatório para classificar. A última chegada, aquela que te transforma no “Finisher Brasil Ride” é muito emocionante, você recebe a sonhada medalha e a camiseta de “Forever Finisher” das mãos de quem organizou este evento com tanto profissionalismo e carinho, Mario Roma e sua família.

Depois de tantos dias pedalando, cruzando parques, estradas centenárias, vilarejos perdidos no interior deste imenso país, encarando tantos terrenos variados, você melhora muito e ao retornar para casa você percebe que seu nível é outro, você está muito mais forte, mais veloz e enfrentando qualquer terreno.

Por isto tudo, a ultramaratona Brasil Ride é uma prova transformadora, uma experiência incrível, de fato é muito mais do que uma corrida, é ‘uma etapa em sua vida'”.

A seguir você acompanha o vídeo da prova e curte alguns dos melhores momentos do desafio.

[Imagens: Divulgação]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.